Relatório CUF Oncologia 2018-2019

Homenagem

A CUF e a CUF Oncologia reconhecem e agradecem o papel fundamental de Joaquim Gouveia na fundação e desenvolvimento da abordagem ao cancro na rede CUF.

Joaquim Gouveia foi médico hematologista e oncologista e fundou o primeiro serviço de Oncologia da CUF, no Hospital CUF Infante Santo. Mais tarde, em 2001, veio abrir o serviço de Oncologia no Hospital CUF Descobertas, do qual foi o primeiro Diretor Clínico. Nasceu no Funchal, mas foi em Lisboa que se tornou médico hematologista, tendo iniciado a carreira em 1970. Uma das suas mais importantes experiências profissionais, que contava com gosto, foi ter trabalhado em Paris com o Professor Georges Mathê, médico e investigador muito reconhecido na época, nas áreas da Hematologia e da Oncologia. Regressado a Portugal, Joaquim Gouveia marcou a sua carreira pela qualidade clínica e pela formação académica, fatores cujo reconhecimento se concretizou na nomeação para importantes cargos como o de Diretor de Serviço do Hospital dos Capuchos em Lisboa, Diretor Clínico do IPO de Lisboa e Coordenador do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas.

HOMENAGEM A JOAQUIM GOUVEIA (1943-2019)

Nas palavras do seu colega e amigo João Paulo Fernandes, hematologista no Hospital CUF Descobertas: "Por trás de toda esta evolução existe a figura tutelar do Dr. Joaquim Gouveia e a sua visão da Oncologia moderna. A sua dedicação aos doentes foi exemplar, a sua intervenção na Oncologia nacional foi única, a sua marca na Oncologia CUF durará para sempre. A sua preocupação foi também a de contribuir para o registo epidemiológico português, sendo os Hospitais CUF Lisboa parte integrante do Registo Oncológico Regional do Sul (hoje Registo Oncológico Nacional) desde 2005. Mais uma vez fomos pioneiros na ideia, na concretização e na capacidade de criar uma equipa de técnicos especializados no registo oncológico."

Powered by