Relatório CUF Oncologia 2018-2019

SUSPEITA Em toda a CUF poderá ser feito o seguimento de suspeita de cancro e os exames que conduzam a um diagnóstico rigoroso. DIAGNÓSTICO Todos os exames recolhidos na rede CUF são centralizados para diagnóstico definitivo nos respetivos serviços de Anatomia Patológica. ESTADIAMENTO O estadiamento do tumor será realizado com os protocolos definidos para cada patologia. DISCUSSÃO MULTIDISCIPLINAR Reuniões semanais por patologia no Norte, Lisboa e Centro. É definida uma proposta terapêutica adequada ao tipo de tumor e às necessidades específicas do doente.

1

PERCURSO INICIAL A partir do momento em que o doente recebe o diagnóstico ou existe uma forte suspeita de doença, é ativada uma rede dedicada que faz a orientação do percurso a seguir.

2

3

4

PROPOSTA TERAPÊUTICA

5

REAVALIAÇÃO Em todos os momentos, o médico assistente acompanhará a realização de exames e rotinas de controlo da doença. TRATAMENTO A CUF Oncologia disponibiliza serviços complementares ao tratamento como Cuidados Paliativos, acompanhamento da Nutrição, da Psico-oncologia e, se necessário, de Reabilitação Física. Plano de tratamento que poderá combinar cirurgia, terapêutica sistémica, radioterapia e outros cuidados, mediante as necessidades do doente.

6

• No privado, a pessoa com cancro tem o poder de escolher, de forma informada, a sua equipa de cuidados. O seu médico assistente, no processo oncológico, é o seu principal interlocutor. • Acompanhamento desde o primeiro passo pela Gestora Oncológica ‒ a facilitadora de todo o processo administrativo. • O Enfermeiro de Oncologia tem um papel preponderante no percurso do doente e dos seus cuidadores. • No final dos tratamentos, e não havendo presença de doença, é traçado um plano de seguimento para controlo de recidiva e para restaurar o bem-estar e qualidade de vida.

7

8

PLANO DE SEGUIMENTO E RECUPERAÇÃO OU NOVA PROPOSTA TERAPÊUTICA

77

CUF ONCOLOGIA | Relatório 2018-2019

Powered by