Relatório CUF Oncologia 2018-2019

Qualidade Clínica

PROGRAMAS DE CERTIFICAÇÃO

A CUF trabalha ativamente para ver reconhecida a qualidade dos seus serviços através de diversos programas de certificação. Este é um caminho de sucessos que queremos continuar a percorrer.

JOINT COMMISSION INTERNATIONAL

Em 2018, a Joint Commission International, a mais prestigiada entidade acreditadora independente do mundo, atribuiu a sua acreditação ao Hospital CUF Porto, onde se inclui a área de Oncologia. Para que fosse possível a obtenção desta certificação, foram avaliados mais de mil parâmetros relacionados com a qualidade e segurança dos cuidados prestados aos doentes.

BCCERT - EUSOMA Em 2017, a Unidade da Mama de Lisboa, composta pelos seus dois polos, Hospital CUF Infante Santo e Hospital CUF Descobertas, viu ser reconhecida a sua qualidade clínica na abordagem à patologia mamária através do referencial de avaliação de qualidade EUSOMA – European Society of Breast Cancer Specialists, que fez a atribuição da certificação BCCERT.

CENTROS INTEGRADOS DE ONCOLOGIA E CUIDADOS PALIATIVOS As Unidades de Cuidados Paliativos dos hospitais CUF Infante Santo e CUF Porto foram certificadas pela ESMO - European Society for Medical Oncology, como Centros Integrados de Cuidados Paliativos e Oncologia. Unidade de Cuidados Paliativos Agudos do Hospital CUF Infante Santo Recebeu a 26 de setembro de 2015 a certificação da ESMO como unidade certificada e de referência na prática integrada de Cuidados Paliativos e Oncologia. O Hospital CUF Infante Santo passa assim a fazer parte dos "ESMO Designated Centres" – Centro Integrado de Oncologia e Cuidados Paliativos. Em 2018, após reavaliação, manteve a certificação enquanto centro de referência nos Cuidados Paliativos. Unidade de Cuidados Paliativos Agudos do Hospital CUF Porto O Hospital CUF Porto candidatou-se em 2018, tendo sido acreditado no Congresso Anual da ESMO em outubro do mesmo ano. A Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Porto está aberta desde 2014 e é constituída por uma equipa multidisciplinar especializada nos cuidados e gestão da doença crónica e de doenças malignas progressivas.

CENTRO DE REFERÊNCIA NACIONAL

Em 2015, o Hospital CUF Descobertas e o Hospital CUF Infante Santo foram reconhecidos pelo Ministério da Saúde como Centros de Referência Nacional para o tratamento do carcinoma do reto. Já em julho de 2018, os Centros de Referência de Oncologia de Adultos – Cancro do Reto ultrapassaram com êxito a auditoria de certificação conduzida pela Direção-Geral da Saúde segundo o referencial de qualidade ACSA International – Andalusian Agency for Healthcare Quality.

Powered by