Relatório CUF Oncologia 2018-2019

"DESDE O PRIMEIRO MOMENTO QUE ME SENTI ACOLHIDA"

Maria Jacinta Abela é natural de Campo Maior e reformada. Entrou na rede CUF num dos piores momentos da sua vida. O diagnóstico de cancro da mama aos 68 anos foi um choque, mas as equipas CUF deram-lhe a confiança necessária para ultrapassar o momento. Quando surgiu a suspeita de cancro já estava a ser seguida noutro local, mas não fiquei satisfeita com o acompanhamento e procurei a rede CUF para uma segunda opinião. Estava mesmo ansiosa e só queria uma consulta para aquele mesmo dia. Consegui com o Dr. Carlos Rodrigues. Desde o primeiro momento que me senti acolhida. Como de facto havia uma forte suspeita, foi necessário fazer uma biópsia e, por isso, passei a ser seguida pela Unidade da Mama da CUF Santarém. Isto foi em julho e o Dr. Carlos estava de férias na altura em que saiu o resultado, mas interrompeu aquele momento em

família e veio de propósito para me dar a notícia. Era mesmo cancro. Apesar do choque, isto para mim foi muito importante. Só mostra a pessoa extraordinária que é. A partir daí fiz o meu percurso entre a CUF Santarém e a CUF Descobertas. Nesta unidade, houve outra pessoa que foi fundamental para me ajudar a lidar com o problema: a Enfermeira da Mama, Ana Almeida Sousa, que me deu muita força e me explicou sempre tudo. Entretanto o meu caso foi discutido em reunião multidisciplinar e foi decidido que faria a cirurgia e depois um teste para saber se ia beneficiar em fazer quimioterapia, o Oncotype. Eu não queria nada fazer quimioterapia. Fiz o teste e a recomendação do Prof. Luís Costa, o meu oncologista, foi para não fazer quimioterapia. No Hospital CUF Descobertas também fiz radioterapia. Correu muito bem e adoro aquela equipa. Há mesmo coisas que compensam todo este percalço na minha vida. Quando chego é uma risada; quando me despedi, na última sessão, chorámos juntos. Estou muito grata a todos.”

Carlos Rodrigues

Ana Almeida Sousa

Ginecologista e Coordenador da Unidade da Mama nos hospitais CUF Santarém e CUF Torres Vedras

Enfermeira de Referência da Unidade da Mama CUF de Lisboa

Na CUF há 38 anos, iniciou este percurso no Hospital CUF Infante Santo. É hoje Enfermeira da Mama e integrou desde a génese a Unidade da Mama no Hospital CUF Descobertas depois de apresentar uma proposta para a dinamização da consulta de enfermagem da mama. As suas responsabilidades passam por ensinar pacientes e familiares, fazer pensos e tratar de muitos outros cuidados, o que significa que está presente desde o primeiro momento e é um membro central da equipa clínica no acompanhamento contínuo da mulher com patologia mamária.

Ginecologista especialista em patologia da mama, Carlos Rodrigues é também Coordenador da Unidade da Mama CUF Santarém-Torres Vedras. Esta Unidade articula todos os recursos necessários ao acompanhamento multidisciplinar da mulher com suspeita de patologia mamária nos hospitais CUF Santarém e CUF Torres Vedras e na Clínica CUF Mafra. Esta Unidade de patologia está também articulada com a Unidade da Mama CUF Lisboa (hospitais CUF Descobertas e CUF Infante Santo).

47

CUF ONCOLOGIA | Relatório 2018-2019

Powered by