Relatório CUF Oncologia 2018-2019

Oncologista Mónica Mariano

PROMOVER A ONCOLOGIA DE PROXIMIDADE Em 2018 integrou a equipa do Serviço de Hemato-Oncologia no Hospital CUF Viseu, reconhecendo-o como um projeto diferenciador e que acrescentaria grande valor aos cuidados de saúde na região. Iniciei o meu percurso formativo em Oncologia Médica em 2007 e, desde 2012, desempenho funções como médica especialista. É uma especialidade onde a profundidade da relação médico-doente é elevada ao expoente máximo, tendo sido este o principal motivo da minha escolha. Lidar diariamente com sentimentos limite não é fácil, mas é simultaneamente desafiante. Na última década, temos assistido a avanços terapêuticos ímpares, o que torna cada vez mais entusiasmante contribuir para a cura ou, quando não possível, para o ganho de sobrevivência com qualidade de vida dos doentes. Assumi em agosto de 2018 a missão de integrar a equipa de oncologistas do Serviço de Hemato-Oncologia do Hospital CUF Viseu (SHO – HCV). Pese embora o acompanhamento e o acesso aos tratamentos oncológicos esteja tendencial e universalmente assegurado pelo Sistema Nacional de Saúde, a proximidade à população da Região Centro Interior e o facto de o SHO – HCV se reger pela excelência e cumprimento dos protocolos nacionais / internacionais de tratamento torna-o um serviço de prestação de cuidados oncológicos de referência. Fazer parte deste projeto constitui para mim enorme motivo de orgulho.”

A IMPORTÂNCIA DO HOSPITAL CUF VISEU NA REGIÃO

O forte crescimento da CUF Oncologia no Hospital CUF Viseu demonstra a confiança que esta unidade de saúde já conquistou na região. A organização multidisciplinar, especializada nas diferentes patologias oncológicas é completada pelo acesso a meios de diagnóstico, de

intervenção cirúrgica e a fármacos inovadores, que asseguram uma capacidade de resposta célere e abrangente. Com o conforto e a simpatia de uma equipa com instalações dedicadas, doentes e familiares têm manifestado a sua satisfação pela experiência positiva que aqui vivenciaram.

41

CUF ONCOLOGIA | Relatório 2018-2019

Powered by