Relatório CUF Oncologia 2018-2019

Nutricionista em Oncologia Telmo Barroso

NUTRIR PARA CUIDAR Manter o equilíbrio nutricional do doente oncológico pode ser a chave para lidar melhor com os tratamentos. É esta a missão de Telmo Barroso, Nutricionista em Oncologia.

Foi na minha passagem pelos hospitais civis com patologias oncológicas que descobri a minha área de interesse. Foi também devido a essa experiência que, em 2015, fui convidado para integrar a especialidade de Nutrição Oncológica da CUF Oncologia, no Hospital CUF Descobertas. Esta é uma área que tem evoluído bastante e que ganha cada vez mais relevância nos cuidados de suporte aos doentes. Também considero essencial manter conhecimentos atualizados nesta área, por isso decidi investir na minha formação, tendo completado o mestrado em Nutrição Clínica na Faculdade de Medicina de Lisboa, e estou a terminar uma pós-graduação em Oncologia, na Universidade Católica. A minha missão na CUF Oncologia é contribuir para a manutenção do estado nutricional equilibrado da pessoa com cancro, através de uma ingestão alimentar adequada, algo fundamental na vida destes doentes. Desta forma, podemos reduzir as complicações, minimizar os sintomas com impacto nutricional e, por sua vez, promover o bem-estar, quer do doente, quer do cuidador. O nosso principal objetivo é avaliar o estado nutricional de todos os doentes oncológicos do internamento, hospital de dia e radioterapia, através de instrumentos validados. Uma outra vertente do nosso trabalho, muito relevante no papel pedagógico da CUF Oncologia, é a dinamização anual de um conjunto de ações ou workshops de nutrição, dirigidos a doentes e cuidadores, que contribuem para uma melhor vivência com a doença.”

SABIA QUE...

O desenvolvimento e a participação em estudos multidisciplinares que contribuem para a disseminação de conhecimento têm tido um papel relevante na Nutrição Oncológica da CUF. Em setembro de 2019, a equipa de Nutrição apresentou, no congresso anual da Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo, o póster “Relação Entre o Estado Nutricional e a Força de Preensão Palmar no Doente Oncológico”. A força de preensão

palmar (FPP) é um bom parâmetro validado para avaliar a função muscular. Por sua vez, o questionário PG-SGA© ( Patient Generated Subjective Global Assessment ) é um instrumento validado para avaliar o estado nutricional do doente oncológico. Uma vez que um dos preditores de malnutrição é a depleção de massa magra, a FPP pode ser um bom indicador do estado nutricional do doente.

37

CUF ONCOLOGIA | Relatório 2018-2019

Powered by