Sara Torcato Parreira
Enfermeira Especialista e Coordenadora de Cuidados Oncológicos na Unidade de Cancro Colorretal do Hospital CUF Infante Santo
CUIDAR MELHOR
Uma missão a cuidar das pessoas e pelo reconhecimento da enfermagem oncológica.
Trabalho em Oncologia há nove anos. Sempre foi a minha área preferencial, mesmo quando ainda estava no curso de Licenciatura em Enfermagem. O enigma do cancro, a evolução constante nas áreas de diagnóstico e tratamento, a possibilidade de fazer verdadeiramente a diferença junto daqueles de quem cuidamos – foi por isso que escolhi esta área. Juntei-me à equipa do hospital de dia do Hospital CUF Infante Santo há dois anos e, entretanto, surgiu a possibilidade de iniciar um papel inovador dentro da Enfermagem Oncológica, o ECCO – Enfermeiro Coordenador de Cuidados Oncológicos em Cancro Colorretal. Fiquei muito motivada por ter a certeza de que iria criar impacto positivo no percurso da pessoa com doença oncológica. É essa, aliás, a minha missão na CUF Oncologia e o meu foco enquanto enfermeira: cuidar melhor, ao longo de todo o continuum da doença, procurando novos desenvolvimentos e novas abordagens que se traduzam em melhores resultados para as pessoas e, também, para as equipas. Esta vontade de fazer mais e melhor levou-me a integrar, voluntariamente, diversos projetos e sociedades nacionais e europeias, como é o caso do projeto europeu “ Innovative Partnership for Action Against Cancer ”. Acredito que melhores resultados na luta contra o cancro advêm de um trabalho multidisciplinar, centrado no melhor para a pessoa, e que a Enfermagem tem um papel fundamental nesta articulação.”
PROXIMIDADE E SEGURANÇA
SABIA QUE...
Enquanto Enfermeira Coordenadora de Cuidados Oncológicos em Cancro Colorretal, a Enfª Sara é fundamental no acompanhamento e educação da pessoa com doença oncológica. Um acompanhamento que tranquiliza o doente e os seus cuidadores, transmitindo-lhes toda a segurança e confiança ao longo do seu percurso com a doença.
Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, com 133 doentes, demonstra que aqueles que dispõem de cuidados de um enfermeiro de referência, como o ECCO, se sentem mais informados, seguros e apoiados, mais envolvidos no seu tratamento e mais preparados para o futuro e para lidar com potenciais problemas.
33
CUF ONCOLOGIA | Relatório 2018-2019
Powered by FlippingBook