As Nossas Equipas
Psicóloga Clínica e da Saúde Magda Oliveira
APOIO EM CADA ETAPA
Em 2006 iniciou o seu percurso na Psico-Oncologia no IPO do Porto, onde esteve até 2011, ano em que se juntou à equipa de Psiquiatria e Psicologia Clínica do Hospital CUF Porto. No ano seguinte, Magda Oliveira passou a ser a psicóloga de referência da CUF Oncologia, nos serviços de Oncologia e Cuidados Paliativos.
Sempre tive o desejo de ser psicóloga e de trabalhar na área da Psicologia Clínica e da saúde. Durante a minha formação afirmei por algumas vezes que estaria disponível para trabalhar com todas as populações exceto a oncológica e a pediátrica. Neste momento, sinto-me profundamente grata pela vida não ter dado ouvidos a todos os meus pedidos. Primeiro por sentido de oportunidade, depois por sentido de responsabilidade e, mais tarde, por absoluta paixão, acabei por estabelecer com a Oncologia um vínculo tão forte que desde há muito me faz entender a minha vida profissional como indissociável deste contexto clínico. A minha missão como psicóloga na CUF Oncologia é aceder à individualidade do doente / familiar, à sua história, à sua doença, aos desafios que cada etapa da doença lhe coloca, mas sobretudo ao modo como perceciona e interage com estas realidades cumulativas. É na segurança do contexto terapêutico que o doente / familiar se revela a si e a nós, permitindo-se expor a um passado, a um presente e até a um futuro que simultaneamente antecipa com angústia e anseio. O intuito é, etapa a etapa, explorar ferramentas e adquirir competências que permitam uma melhor adaptação às demandas da doença e tratamentos e uma melhor qualidade de vida global. Continuo apaixonada e intelectualmente inquieta na busca do 'cada vez melhor' para a prática clínica: com os doentes e familiares que me procuram; com os jovens, adultos e idosos na doença ou luto; com as crianças carentes de compreender a doença do seu familiar ou de alguém especializado que caminhe com elas no luto; numa patologia em que o físico e o psicológico, pela doença e terapêuticas, se mesclam de um modo difícil de dissociar; junto das particularidades da intervenção num contexto de internamento, de consulta externa, de hospital de dia e até domiciliário. Sinto que grande parte do privilégio e do entusiasmo que tenho pelo trabalho em Oncologia e Cuidados Paliativos resulta do facto de o cancro me revelar o mais doloroso da existência humana mas também o mais precioso de cada um de nós. Nem sempre é fácil, mas vale tanto a pena.”
SABIA QUE...
A CUF Oncologia oferece aos seus doentes e cuidadores equipas especializadas em Psicologia e Psiquiatria com diferenciação em Oncologia. Revisões da literatura e meta-análises recentes – Antoni (2013); Subnis et al. (2014), Zhang et al. (2019), entre outros – demonstram a eficácia das intervenções psicoterapêuticas em diferentes indicadores fisiológicos e psicológicos nas diferentes populações oncológicas, nomeadamente na resposta imunitária, no distress , nos afetos negativos e positivos, nas estratégias de coping e na qualidade de vida global.
Powered by FlippingBook