Relatório CUF Oncologia 2018-2019

Técnica de Radioterapia Catarina Pragana

VALORIZAR A HUMANIZAÇÃO DOS CUIDADOS

Com apenas 21 anos, Catarina Pragana iniciou a sua carreira como Técnica de Radioterapia. Há 14 anos que faz parte da equipa da Unidade de Radioterapia no Hospital CUF Descobertas.

"É motivante receber o reconhecimento das pessoas pela forma como as recebemos com um sorriso, a disponibilidade e atenção com que os ouvimos e o abraço com que nos despedimos deles."

Escolhi a área da Radioterapia como segunda opção quando entrei na faculdade. Inicialmente pensei em Enfermagem mas, como não consegui na primeira fase das candidaturas, optei pela Radioterapia e hoje em dia vivo muito feliz com a escolha que decidi fazer. Considerei que seria uma área da saúde em que haveria uma prestação de cuidados contínua e que possibilitaria estar em maior contacto com o doente oncológico e criar uma ligação que facilitasse o percurso da pessoa no seu tratamento. Para mim, ser radioterapeuta na CUF Oncologia é uma missão que se desdobra em duas missões fundamentais: por um lado, oferecer aos nossos doentes o melhor tratamento possível, com a maior sofisticação e técnicas inovadoras, garantindo que este seja realizado segundo os parâmetros de segurança e precisão e procurando a sua maior eficácia; por outro, este aspeto técnico não pode ser dissociado da componente humana – o cuidado, a atenção e a humanização dos cuidados. É motivante receber o reconhecimento das pessoas pela forma como as recebemos com um sorriso, a disponibilidade e atenção com que os ouvimos e o abraço com que nos despedimos deles. São as palavras e gestos de agradecimento que recebemos dos nossos doentes, principalmente quando terminam o tratamento, que nos entusiasmam como equipa a dar o melhor de nós.”

31

CUF ONCOLOGIA | Relatório 2018-2019

Powered by