Relatório CUF Oncologia 2018-2019

CRIAR

A primeira CUF Hackathon reuniu 40 jovens universitários, durante 24 horas, para a criação de um protótipo de ferramenta digital que apoie doentes e especialistas na gestão do percurso com cancro da mama. "Zerny" foi a equipa vencedora com um projeto sobre deteção e controlo da neutropenia. CUF HACKATHON

COMPREENDER

CINCO ENCONTROS, CINCO CIDADES

No âmbito do programa #1500razões para estarmos próximos, promoveram-se os encontros “Os desafios da mulher jovem com cancro da mama”. Foram cinco encontros em cinco cidades – Coimbra, Lisboa, Porto, Santarém e Viseu –, em formato de conferência, com especialistas de cancro da mama e com a participação ativa de mulheres jovens com cancro da mama que partilharam o seu testemunho e dúvidas. Foram selecionadas cinco temáticas que se constituem como desafios muito reais e que precisam de resposta.

COMUNICAR É CUIDAR CONVERSAR

1 A qualidade de vida conjugal / sexualidade

A comunicação pode aproximar ou distanciar as pessoas, pode alienar ou cuidar. A CUF Oncologia desafiou investigadores do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa a estudar as experiências de comunicação de doentes com cancro da mama e de profissionais de saúde nesta área de intervenção. O estudo decorreu nos Jardins da Gulbenkian e no Hospital CUF Descobertas. Os resultados serão publicados em 2020.

A maternidade e a preservação da fertilidade Um dos principais impactos do cancro da mama na mulher jovem é na maternidade. Por outro lado, os tratamentos para a doença podem afetar a possibilidade de a mulher ter filhos. A imagem corporal e a autoconsideração A mulher com cancro da mama é submetida a um conjunto de tratamentos que vão alterar a sua imagem corporal. O conjunto de momentos associados à doença e os tratamentos realizados para combater o cancro podem fragilizar emocionalmente a mulher e abalar a sua vida familiar e conjugal.

2

3

O impacto no trabalho

4

Quando regressam à vida ativa, por vezes as mulheres pressionam-se a elas próprias para manter o ritmo de trabalho anterior.

5

A vida depois do cancro

Os tratamentos produzem efeitos secundários a longo prazo. Outro dos grandes desafios que encontram é o receio de que o cancro volte.

21

CUF ONCOLOGIA | Relatório 2018-2019

Powered by