Relatório CUF Oncologia 2018-2019

Gestora Oncológica Ana Henriques

APOIO CONSTANTE AO DOENTE E À FAMÍLIA Ana Henriques é uma das 12 gestoras oncológicas da CUF Oncologia. Foi também a primeira a iniciar funções no Hospital CUF Descobertas.

Quando comecei, em agosto de 2012, o meu trabalho era dar apoio aos doentes que vinham iniciar os tratamentos oncológicos ao hospital de dia. Hoje, o meu trabalho vai muito além disso. Posso contactar com doentes que estão ainda na fase de determinar o diagnóstico. Preparo toda a documentação para que o seu caso possa ser discutido em reunião multidisciplinar. Tento agilizar ao máximo todo o percurso dos doentes com as diferentes equipas por onde vão passar para que seja um processo fluido, sem grandes tempos de espera e para que as pessoas se sintam sempre o mais acompanhadas possível. Sem dúvida que a minha missão é o apoio e acompanhamento que posso dar ao nosso doente e à família desde o primeiro momento. Existem muitas questões sensíveis que preciso de gerir, de forma a que o doente nunca se sinta perdido. São doentes muito especiais, que nos ensinam muito. É uma enorme satisfação sentir que o dever cumprido recompensa.”

PRINCIPAIS FUNÇÕES DA GESTORA ONCOLÓGICA

• Articulação com os diferentes serviços do hospital para a marcação dos atos clínicos necessários. • Monitorização da realização dos atos clínicos para cumprimento dos tempos protocolados nos diferentes percursos dos doentes. • Articulação com a equipa de Estimativas para providenciar atempadamente aos doentes toda a informação sobre os custos referentes aos atos previstos de diagnóstico, estadiamento e tratamento propostos pela equipa multidisciplinar. • Articulação com entidades externas de forma a suprir alguma necessidade dos doentes e família, relativa ao seu tratamento ou qualidade de vida. • Informação sobre benefícios fiscais dos doentes.

A CUF TEM ACORDOS COM A MAIORIA DAS SEGURADORAS E SUBSISTEMAS DE SAÚDE PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS ONCOLÓGICAS.

Conheça a equipa de Gestores Oncológicos, bem como os respetivos contactos, na página 83.

19

CUF ONCOLOGIA | Relatório 2018-2019

Powered by