Relatório CUF Oncologia 2022-2023

O testemunho de quem participa num ensaio clínico Aos 50 anos, Cândida Pinto foi diagnosticada com cancro da mama metastizado . Face à ineficácia do primeiro plano terapêutico, tornou-se candidata a um ensaio que integrou no Hospital CUF Descobertas, em maio de 2020, por recomendação da sua oncologista. “A possibilidade de participar num ensaio clínico a decorrer na CUF foi-me dada a conhecer pela minha médica oncologista, Sofia Braga, que me sugeriu participar e acabei por aceitar. Explicou- -me tudo tão bem que foi fácil aceitar. Aliás, aproveito para lhe agradecer por me ter encaminhado para o ensaio.

Desde as marcações ao agendamento do tratamento, passando pelo atendimento das equipas, existe uma grande preocupação comigo. E quando não me sinto bem, fazem-me sentir apoiada, como se fosse da casa ou da família CUF.”

“É um privilégio participar neste ensaio. Servirá para o meu tratamento e para o meu percurso, mas também para as mulheres que virão depois de mim.”

Enfermeira Investigadora CARLA DE SOUSA

Em 2022, aquando da 3.ª edição, Carla de Sousa foi a vencedora com o projeto “Autoimagem e imagem corporal do doente com tumor gástrico e colorretal em tratamento ativo: implicações do tratamento e dos níveis de distress , dor e fadiga percepcionados”. Para a enfermeira, a atribuição da bolsa, no valor total de 5 mil euros, foi sentida como “um enorme reconhecimento por parte da CUF e entendo que também um reforço do meu investimento profissional e formativo.” A enfermeira investigadora reconhece que “a qualidade de vida dos doentes com cancro começa a ser cada vez mais evidente e isso é mesmo uma das maiores conquistas dos múltiplos ensaios clínicos e projetos de investigação desenvolvidos na CUF". Para Carla Sousa, fazer parte de uma equipa que "está na vanguarda da evolução da ciência é motivo de orgulho.”

Testemunho CÂNDIDA PINTO

Powered by