Relatório CUF Oncologia 2022-2023

“A motivação e os recursos que a CUF fornece para que seja possível promover estudos são um grande fator de concretização de investigação e produção científica.”

quais o “S3MI-PT - Estudo prospetivo em Seminoma com 3 cm de cut-off” de Mário Fontes e Sousa. Além de investigador, é oncologista no Hospital CUF Tejo, onde encontrou “uma grande disponibilidade, valorização e apoio para a prática de investigação”. Permitiu-me atrair e desenvolver ensaios clínicos e estudos, entre os quais o S3MI-PT – um estudo internacional para compreender uma área cujos tumores são considerados pouco frequentes. Embora os tipos de seminomas em foco neste estudo atinjam doentes muito jovens (18-35 anos) e sejam altamente curáveis, as consequências dos tratamentos podem ter impacto para toda a vida.” Mário Fontes e Sousa salienta ainda que na prática clínica é notório o impacto da investigação desenvolvida pelos profissionais da CUF e reforça que “a Oncologia é uma área muito associada à inovação e investigação pelas grandes necessidades de melhorar resultados e aliviar toxicidades”.

Oncologista SOFIA BRAGA

muito com o rigor dos ensaios clínicos e ficamos a perceber melhor cada doente. Para os doentes também é fundamental porque vão ter acesso a certos medicamentos precocemente.”, reconhece Sofia Braga. A par de outros profissionais, a enfermagem desempenha funções relevantes para o sucesso de cada ensaio clínico e, essencialmente, do bem-estar do doente participante. Carla de Sousa, enfermeira investigadora no Hospital CUF Porto, não hesita em afirmar que o seu papel é “garantir a segurança do doente que participa no ensaio e contribuir para o sucesso do mesmo”. Para tal, domina o conhecimento das particularidades de cada protocolo, cumpre cronologias das colheitas e dos parâmetros vitais, gere a administração de fármacos e os potenciais efeitos secundários. A importância dos projetos de investigadores CUF Entre 2022 e 2023 a CUF Oncologia, através da CUF Academic Center, apoiou ao todo o desenvolvimento de 26 projectos de investigação clínica da iniciativa do investigador CUF, entre os

Oncologista MÁRIO FONTES E SOUSA

Consórcio Europeu: INTERACT-EUROPE 100 No ano de 2023 e através da CUF Academic Center, a CUF iniciou a articulação com a European Cancer Organization para integrar o Consórcio Europeu: INTERACT-EUROPE 100. Este projeto visa promover uma abordagem centrada no doente e orientada para a melhoria da qualidade dos cuidados oncológicos, mediante a criação de equipas multidisciplinares que trabalhem em rede por toda a Europa.

A atribuição de Bolsas de Doutoramento De três em três anos, a CUF Academic Center atribui até três Bolsas de Doutoramento em Enfermagem e Técnicos CUF, destinadas a Enfermeiros, Técnicos Superiores de Saúde e Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica que exerçam a sua atividade assistencial na rede CUF, enquanto realizam programas de doutoramento.

Powered by