Relatório CUF Oncologia 2022-2023

Reportagem FORMAÇÃO

Para cuidar é preciso criar conhecimento

Estar sempre na linha da frente, procurando a atualização constante de conhecimentos, é um dos objetivos dos profissionais da CUF Oncologia. Este acesso à formação contínua reflete- -se, naturalmente, nos cuidados prestados aos doentes. Isabel Fernandes recorda o curso de simulação em comunicação de más notícias na prática clínica – SimTalk –, no qual participou no ano de 2023, no Centro de Simulação CUF, “neste curso foram criados diferentes cenários de consulta, com participação dos formandos no cenário e/ou na discussão subsequente. Este modelo formativo permite que os intervenientes percebam os pontos fracos e fortes da sua comunicação com o doente, com os familiares e/ou cuidadores e permite adquirir conhecimentos práticos para o futuro. O sucesso na comunicação entre médico e doente tem impacto na forma como os doentes compreendem a sua doença, aderem ao tratamento e, claro, na satisfação com os cuidados de saúde”. A CUF Oncologia recebe alunos da Universidade do Algarve, da NOVA Medical School e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

través da dinamização de formação, pré e pós- graduada, bem como de eventos formativos promovidos em articulação com a CUF Academic Center, a CUF Oncologia promove a criação de conhecimento e a aquisição de competências diretamente relacionadas com as funções que cada profissional desempenha. Desta forma, eleva-se a qualidade dos cuidados prestados. Isabel Fernandes, coordenadora de Oncologia Médica em três hospitais da rede CUF e também responsável por acompanhar a formação de internos no Hospital CUF Descobertas, reconhece que a idoneidade formativa atribuída pela Ordem dos Médicos à CUF para formar médicos especialistas em áreas como Anatomia Patológica, Oncologia Médica e Radiologia “é uma forma da CUF contribuir para a formação de novas gerações e ajuda a que os especialistas se mantenham atualizados e, como tal, contribui para uma medicina de qualidade”. A colaboração entre a CUF Oncologia e instituições de ensino reflete-se na forte dinâmica de interações e aprendizagens entre os profissionais da CUF e os estudantes de medicina e de enfermagem que participam em estágios, com programas ajustados às suas necessidades formativas. A

Porque a aprendizagem é essencial para o

desenvolvimento da medicina, resultando num melhor futuro para os doentes oncológicos, entre os profissionais da CUF Oncologia existem médicos- formadores e médicos- formandos. Assente na forte casuística e diferenciação da atividade clínica, o compromisso da CUF Oncologia passa por impulsionar oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento, capazes de criar conhecimento.

“A formação é um elemento fundamental para a diferenciação clínica, atualizando e capacitando os profissionais de saúde.”

Powered by