De que forma a CUF Oncologia assegura cuidados de excelência ao longo de todo o percurso do doente? Estando presentes quando e onde o doente precisa, este é, aliás, o nosso compromisso. Respondemos às necessidades específicas de cada pessoa através de cuidados de saúde de elevada qualidade e segurança, de acordo com guidelines internacionais de referência. Fazemo-lo numa abrangência nacional, assumindo uma articulação em rede onde juntamos, num contexto multidisciplinar, os melhores profissionais de saúde, de todas as áreas geográficas onde a CUF está presente, humanizando, uniformizando e transversalizando as melhores práticas no diagnóstico, tratamento e seguimento dos doentes. Assim, colocamos sempre a nossa excelência ao serviço de quem nos procura. Na CUF Oncologia existem profissionais que, para além das suas funções clínicas, são investigadores, formadores e formandos. Qual o impacto desta realidade no percurso do doente? Quem gosta de investigar ou de fazer formação, tem a inquietude de procurar soluções, este tipo de perfil é, na realidade, uma forma de estar. Logo, termos nas equipas multidisciplinares da CUF Oncologia este perfil de pessoas faz com que consigamos prestar melhores cuidados de saúde aos doentes. Permite-nos, ainda, que os profissionais mais experientes passem os seus conhecimentos aos mais novos, garantindo a evolução de cada especialidade. Possibilita, também, que os médicos formadores mantenham os seus conhecimentos atualizados, o que garante que uma prática clínica alinhada com as mais recentes práticas científicas, técnicas e princípios profissionais, considerando o estado da ciência e o bem-estar dos doentes.
A CUF Oncologia promove, por um lado, a realização de ensaios clínicos e projetos de investigação. Por outro lado, através da CUF Academic Center, são elaborados conteúdos programáticos úteis para a formação de prestadores de saúde em geral, não só numa componente oral, como também prática com recurso a simuladores, no Centro de Simulação CUF. Também no decurso de parcerias estratégicas com laboratórios de investigação, Universidades e farmacêuticas, contribuímos para investigações oportunas, úteis e reconhecidas pelos pares a nível nacional e internacional.
Para além disso, a investigação pode ser, nomeadamente, através de ensaios clínicos, o primeiro passo para o acesso a novas terapêuticas que podem mudar o curso do tratamento de muitas patologias e fazer a diferença na vida de muitos doentes. Como é fomentado o aprofundamento de competências das equipas? O aprofundamento de competências dos profissionais da CUF Oncologia é promovido através de formação de qualidade, proporcionada, também, pela CUF Academic Center. Além do acesso a eventos clínicos e de formação em Oncologia para atualização de conhecimentos, são dadas ferramentas e lançados desafios para a construção de cursos, permitindo que elementos da equipa possam disseminar também os seus conhecimentos. A instrução dá-se entre diferentes gerações, em particular pela colaboração próxima com entidades de ensino e pela força do internato médico, onde temos idoneidade formativa atribuída pela Ordem dos Médicos para formar médicos nas especialidades de Anatomia Patológica, Oncologia Médica e Radiologia. A CUF Oncologia promove, ainda, a atualização e aperfeiçoamento de competências dos profissionais de saúde, o que permite o desenvolvimento sustentado das suas competências, com vista à melhoria contínua da prestação de cuidados de saúde em Oncologia. Com o panorama científico em constante evolução, qual o contributo da CUF Oncologia para o seu desenvolvimento? A evolução científica na área da Oncologia é impressionante. Integramo- -la ativamente com o estímulo à prática da investigação nos hospitais e clínicas CUF, e com a disseminação das melhores e mais inovadoras práticas em saúde.
A excelência da CUF Oncologia vive da articulação em rede, da humanização dos cuidados, da constante atualização e do talento humano, dedicado e curioso.
Powered by FlippingBook