Relatório CUF Oncologia 2022-2023

O conforto de estar perto de casa Em junho de 2023, quando Maria Conceição Gomes recebeu o diagnóstico de um Mieloma Múltiplo no Hospital CUF Descobertas, sentiu-se de imediato apoiada pela médica de Hematologia, Leonor Morais Sarmento. Ainda em Lisboa, fez um tratamento em Hospital de Dia Oncológico de quatro semanas, mas perante a possibilidade de continuar o seu tratamento no Hospital de Dia Oncológico do Hospital CUF Santarém, acabado de abrir, a doente fez a transição. Agora sente conforto

por continuar a ser acompanhada por profissionais diferenciados, mas também por estar perto de casa: “Como vivo no Entroncamento, é mais perto ser tratada no Hospital CUF Santarém e dou-me muito bem com a Hematologista que me segue, a Dra. Mariana Fernandes. Além de ser muito simpática, está sempre disponível para me responder quando coloco alguma dúvida ou pedido. E fiz logo amizade com a enfermeira Andreia Pacheco, que também é aqui da região. Faço quimioterapia todos os meses e cheguei a ter consultas de Nutrição numa altura em que foi preciso recuperar o apetite e algum peso.”

Enfermeira ANDREIA PACHECO

aspetos clínicos, mas também as suas necessidades emocionais, sociais e psicológicas: “Acima de tudo, garantimos um acompanhamento personalizado, sempre em articulação com a equipa multidisciplinar. Na primeira etapa dos tratamentos, fazemos a Consulta de Enfermagem com o doente e a família para abordar os efeitos secundários mais frequentes e sensibilizar para os sinais de alerta. Temos, também, como recurso a nossa linha telefónica exclusiva 24h, a LADO - Linha de Apoio ao Doente Oncológico, que permite a continuidade dos cuidados fora do contexto hospitalar. Essencialmente, é dar a conhecer a nossa disponibilidade, que será mantida numa relação diária de grande envolvimento e apoio constante.”

“É reconfortante poder fazer os tratamentos perto de casa, reduz o tempo das deslocações e o meu desgaste físico.”

Testemunho MARIA CONCEIÇÃO GOMES

Powered by