Relatório CUF Oncologia 2022-2023

Testemunho TELMA CAIADAS

Oncologista e Hematologista JOÃO PAULO FERNANDES

“Acredito que a rápida resposta da CUF Oncologia ao tratamento do meu linfoma influenciou o sucesso do mesmo. Além de confiar nas terapêuticas propostas, senti-me sempre bem acompanhada.”

de Medicina Paliativa do Hospital CUF Tejo, refere que “o objetivo é melhorar a qualidade de vida, cuidando, acompanhando e intervindo ativamente junto da pessoa com cancro, da sua família e cuidadores – quer seja durante o tratamento no controlo de sintomas, quando a doença se prolonga ou quando os tratamentos deixam de surtir o efeito desejado, respeitando a sua singularidade, autonomia e dignidade”. A internista, com competência em Medicina Paliativa pela Ordem dos Médicos, trabalha diariamente para “proporcionar o máximo de conforto aos doentes oncológicos”.

Por um lado, a sobrevida do doente aumenta com o atempado controlo sintomático, bem como a sua qualidade de vida e de todos os que lhe são próximos. Por outro, a equipa de Cuidados Paliativos ajuda na prestação de cuidados integrados, a diminuir a carga psicológica em situações de comunicação de más notícias e a construir estratégias de resiliência. Intervindo precocemente no percurso do doente oncológico, o propósito dos Cuidados Paliativos vai muito além dos cuidados de fim de vida. Luísa Pereira, especialista em Medicina Interna, Coordenadora da Equipa

Powered by