Relatório CUF Oncologia 2022-2023

A importância da Anatomia Patológica À semelhança dos imagiologistas, os anatomopatologistas são subespecializados nos diferentes tipos de cancro. Juntamente com a dedicação e o compromisso das equipas experientes da CUF, a elevada especialização permite obter diagnósticos cada vez mais rápidos e precisos, essenciais a um tratamento personalizado. Com mais de 60 profissionais, o laboratório de Anatomia Patológica da CUF, um dos maiores do país, analisa todos os anos milhares de peças cirúrgicas, biópsias e citologias, sempre apoiado em tecnologia de última geração. A experiência da equipa é enriquecida pela colaboração em projetos de investigação e participação na formação de médicos especialistas em Anatomia Patológica e técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica. Ricardo Fonseca é um dos profissionais que integra esta equipa. Especializado em Patologia Cirúrgica Oncológica, juntou-se à CUF Oncologia para fazer uso da sua expertise precisamente na área do diagnóstico oncológico.

Anatomopatologista RICARDO FONSECA

“A existência de reuniões multidisciplinares permite um diagnóstico centrado no doente.”

“A especialização das equipas e a centralização do laboratório de Anatomia Patológica aumentam e contribuem muito para a qualidade do diagnóstico, sem que haja disparidades e diferenças na rede de hospitais e clínicas da CUF. O doente pode confiar que na abordagem multidisciplinar da CUF Oncologia é considerada a avaliação clínica dos seus sintomas, o motivo que o levou ao médico e a avaliação e reavaliação por áreas de especialidade. Integramos toda essa informação para garantir a qualidade do diagnóstico.” Da sua experiência no Hospital CUF Descobertas, onde trabalha diariamente, Ricardo Fonseca destaca a dedicação e o compromisso de equipas experientes, com o acesso a tecnologia de última geração, na elaboração de cada relatório. “Sem dúvida que a experiência em Oncologia é muitíssimo importante no diagnóstico anatomopatológico

Na CUF Oncologia os resultados são assegurados pelo laboratório centralizado de Anatomia Patológica, em funcionamento no Hospital CUF Descobertas, que desde 2004 detém uma Certificação de Qualidade (Norma ISO 9001) e é atualmente um dos maiores laboratórios no país.

oncológico e a excelência do trabalho médico e técnico que encontro no laboratório de Anatomia Patológica da CUF tem sido fulcral para um diagnóstico atempado e correto. E os resultados estão à vista.” “É notável ver o impulso que a CUF Oncologia dá para que o serviço de Anatomia Patológica acompanhe o que de mais moderno é feito internacionalmente. Neste sentido, a patologia digital e a integração no diagnóstico de algoritmos de inteligência artificial são o passo seguinte.”

Powered by