A CUF Oncologia tem capacidade de traçar um diagnóstico de cancro em 48 horas.
disponíveis, porque é um facto que as tecnologias e técnicas à nossa disposição têm impacto na rapidez de resposta ao doente”. Em relação ao diagnóstico, embora a Imagiologia atue também no estadiamento e no seguimento da evolução das terapêuticas instituídas, a médica explica que são assegurados “três exames principais: a ecografia, a tomografia computorizada (TC) e a ressonância magnética (RM), onde novas técnicas têm possibilitado fornecer mais informações para além do diagnóstico. Já se consegue, em algumas situações, determinar, nomeadamente, o tipo de tecido”. Além da componente técnica, Isabel Távora destaca a importância de uma abordagem humanizada ao longo de todo este processo, até porque em algumas técnicas, como a ecografia,
há uma proximidade muito grande entre o profissional de saúde e o doente enquanto é efetuado o diagnóstico. “Alguns doentes querem saber logo o resultado e outros preferem aguardar pela consulta. Quando me perguntam, respondo com maturidade e empatia, encaminhando a pessoa para os próximos passos”.
Isabel Távora, Coordenadora de Imagiologia da Clínica CUF Alvalade e imagiologista no Hospital CUF Descobertas evidencia “a forte colaboração entre equipas para garantir uma resposta célere capaz de minimizar a ansiedade que as pessoas vivem num momento de suspeita de cancro.” Quanto aos meios usados nesta especialidade, “desde o momento em que integrei a CUF fiquei muito agradada, enquanto profissional de saúde, com todos os equipamentos médicos
“As técnicas usadas em Imagiologia na CUF fazem a diferença na rapidez do diagnóstico do cancro porque acompanham a inovação tecnológica.”
A CUF tem a mais recente tecnologia à disposição dos doentes Os métodos de diagnóstico funcional permitem detetar lesões submilimétricas e identificar as doenças na sua base molecular, antes de produzirem alterações anatómicas. A tomossíntese digital e a dual energy conseguem uma aquisição de imagem mais rápida e com maior qualidade. A RM de alto campo 3T alia a alta resolução a sequências ultrarrápidas - são autênticos biomarcadores na previsão de resposta às terapêuticas e na definição do prognóstico dos doentes. A TC e RM produzem imagens 3D com alta resolução, nitidez e menor dose de radiação. A RM e a mamografia com contraste conseguem maior especificidade na deteção precoce de cancro.
ISABEL TÁVORA Imagiologista
Powered by FlippingBook