Reportagem NOS BASTIDORES DO DIAGNÓSTICO
Nos bastidores das especialidades envolvidas no diagnóstico
nomeadamente a Imagiologia, a Anatomia Patológica, a Medicina Nuclear e a Genética Médica são especializadas e trabalham de forma complementar. Afinal, quanto mais completo for o diagnóstico, mais personalizado e adequado será o plano de tratamento. A influência da imagem no diagnóstico A Imagiologia é a especialidade médica que permite a obtenção de imagens de diversos órgãos e sistemas, recorrendo a radiações, ultrassons ou ondas de radiofrequência. Além de facilitar o diagnóstico, já que os exames por imagem são essenciais para se conhecer o tamanho, volume e posicionamento do tumor, completa toda a informação necessária para se construir o plano de tratamento. Permite, também, identificar a natureza de lesões através da realização de biópsias guiadas pela imagem e a monitorizar os resultados do tratamento.
odos somos chamados a ter uma atitude de vigilância, cumprindo rotinas de saúde. O seguimento periódico junto do médico assistente é incentivado como forma de identificar e corrigir fatores de risco oncológico, como sendo a obesidade, o stress e o tabagismo, entre outros. Esta monitorização permite, ainda, revisitar a história clínica e definir estratégias de check-up ajustadas a cada pessoa, que motivam, através de análises clínicas e exames, a deteção precoce de possíveis patologias oncológicas. Assim que há suspeita de doença oncológica, a CUF Oncologia ativa uma rede que faz a orientação do percurso a seguir. Sendo uma patologia de grande complexidade, torna-se crucial caracterizar o cancro com o máximo de precisão. Por este motivo, as principais áreas envolvidas no diagnóstico, T
Cada suspeita de cancro requer uma avaliação precisa e cuidadosa e, por isso, na CUF Oncologia a resposta é dada com a maior rapidez e rigor. Por detrás dos exames necessários, encontram-se equipas experientes e especializadas no diagnóstico.
Powered by FlippingBook