Cuidamos em Todos os Momentos
Cuidados de Suporte
Miguel Freitas, Coordenador da Farmácia Oncológica na CUF Oncologia, dá a conhecer o papel do farmacêutico no trabalho das equipas multidisciplinares que acompanham os doentes oncológicos. Cabe a este profissional, com a subespecialização na área oncológica, contribuir “para a seleção do medicamento mais adequado para o tratamento do doente, de acordo com a melhor e mais recente evidência científica” e garantir “a terapêutica atempada e nas melhores condições, com eficácia e eficiência, evitando possíveis efeitos adversos”. O doente tem sempre uma consulta personalizada com o farmacêutico antes do início do tratamento e ao longo do percurso da doença. Este profissional de saúde está presente no Hospital de Dia Oncológico, o que permite “avaliar interações medicamentosas, interações medicamento-alimento, medicamento-suplementos alimentares” de forma rápida e participar ativamente “na gestão das reações associadas à toxicidade inerente aos tratamentos, O papel do farmacêutico na CUF Oncologia
de modo a assegurar a maior qualidade no tratamento e satisfação do doente oncológico”, explica Miguel Freitas. Para o especialista, é notório que "o acompanhamento do farmacêutico ao longo do percurso do doente aumenta a adesão à terapêutica ao antecipar possíveis efeitos adversos, conseguindo, desta forma, melhores resultados no tratamento”. Recentemente, numa lógica de continuidade do seguimento do doente ao longo de todo o percurso, o farmacêutico passou a fazer parte da equipa de Cuidados Paliativos da CUF Oncologia. “Colaborando de perto com os restantes profissionais desta equipa específica, e com vista à melhor prestação de cuidados a estes doentes, a nossa ação passa não só pelo seguimento fármaco-terapêutico, mas também pela participação na formação contínua das equipas hospitalares, bem como na vertente de investigação clínica e em ensaios clínicos, através da publicação de trabalhos científicos”, remata Miguel Freitas.
Miguel Freitas Coordenador da Farmácia Oncológica na CUF Oncologia
"O acompanhamento do farmacêutico ao longo do percurso do doente aumenta a adesão à terapêutica ao antecipar possíveis efeitos adversos, conseguindo melhores resultados no tratamento."
62 CUF ONCOLOGIA | Relatório 2020-2021
Powered by FlippingBook