Cuidamos em Todos os Momentos
Cuidados Paliativos
Ir ter com o doente onde ele está
Florbela Gonçalves Responsável pela consulta de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Coimbra
No Hospital CUF Descobertas funciona a Equipa Intra-Hospitalar de Cuidados Paliativos em que vários profissionais – médica, enfermeira, psicóloga, nutricionista, assistente espiritual e o apoio da Fisioterapia – tentam “agregar saberes e responder melhor às necessidades da pessoa e da família”, explica Brígida Ferrão. A responsável por esta consulta esclarece que os elementos da equipa “dirigem-se onde são necessários” – serviço de Urgência, internamento de Medicina, Oncologia ou Cirurgia, Hospital de Dia –, sempre a pedido do médico assistente do doente, em colaboração com a equipa de Enfermagem que o acompanha e identifica um escalar dos sintomas. O objetivo é sempre “dar a melhor resposta ao sofrimento daquela pessoa” – seja este decorrente da doença ou dos tratamentos –, e tentando “não acrescentar desconforto e mais deslocações ao hospital”. Assim, a equipa tem uma “agenda aberta” e coordena a sua atuação indo ao encontro do doente, para aferir da evolução da sintomatologia e prestar os cuidados necessários, quando este tem consultas ou tratamentos agendados.
"Tratamos do doente e da família"
Brígida Ferrão Responsável da Equipa Intra-Hospitalar de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Descobertas
A consulta de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Coimbra recebe doentes cujas necessidades “sejam complexas”, refere Florbela Gonçalves. O objetivo é dar resposta “aos problemas físicos, psicológicos, emocionais e espirituais dos doentes”, com uma equipa multidisciplinar composta por médicos, psicólogo, enfermeiros e, se necessário, assistente religioso. Como frisa a internista, “tratamos do doente e da família” e, nesse sentido, a equipa também promove conferências familiares para esclarecer dúvidas e ajudar na comunicação, estendendo ainda o apoio ao luto. MEDICINA PALIATIVA DA CUF RECONHECIDA PELA ESMO As Unidades de Cuidados Paliativos nos hospitais CUF Tejo e CUF Porto foram reconhecidas pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) como unidades de referência na prática integrada de Cuidados Paliativos em Oncologia. Para Luísa Pereira, do Hospital CUF Tejo, trata-se do reconhecimento “da qualidade da nossa resposta às necessidades dos doentes e seus familiares” e é “uma mais-valia” para a Unidade, que também funciona como “equipa-escola” na formação pré e pós-graduada de todas as áreas profissionais da saúde. Carolina Monteiro, do Hospital CUF Porto, acredita que o reconhecimento pela ESMO faz a equipa “querer trabalhar mais e querer ser melhor” para corresponder aos elevados padrões de qualidade desta sociedade de referência internacional.
"[A equipa Intra-Hospitalar de Cuidados Paliativos procura] agregar saberes e responder melhor às necessidades da pessoa e da família."
56 CUF ONCOLOGIA | Relatório 2020-2021
Powered by FlippingBook