Relatorio CUF Oncologia 2020-2021

Cuidamos em Todos os Momentos

Genética

GENÉTICA: A RESPOSTA PARA FAMÍLIAS COM RISCO ONCOLÓGICO Representam uma minoria entre os casos de cancro diagnosticados anualmente, mas as síndromes oncológicas hereditárias exigem abordagens individualizadas do doente, assim como da família. Para o acompanhamento destes casos, a CUF Oncologia disponibiliza a Consulta de Risco Familiar Oncológico.

O cancro é, na maioria dos casos, uma doença tem um peso muito maior do que na restante população. Catarina Machado, Geneticista no Hospital CUF Tejo, assegura que "o cancro hereditário está presente entre 5 e 10% de todos os casos de cancro”, um grupo reduzido de pessoas que “acaba por beneficiar de algumas medidas específicas”, no que diz respeito à prevenção, vigilância e até tratamento. A realização de um teste genético dará a conhecer as mutações genéticas que afetam a família. A Consulta de Risco Familiar Oncológico foi criada para dar respostas a estes doentes e famílias. Rita Gomes de Sousa, Gastrenterologista na Clínica CUF Almada e no Hospital CUF Descobertas, explica que a equipa do Risco Familiar Oncológico reúne quinzenalmente e inclui especialistas de várias áreas – Gastrenterologia, Oncologia Médica, Genética, Anatomia multifatorial que depende de um conjunto de fatores de risco associados ao comportamento individual, à história familiar e ao meio ambiente. Contudo, há um grupo de pessoas em que a hereditariedade

Catarina Machado Geneticista no Hospital CUF Tejo

"A equipa avalia se há necessidade de investigação genética ou de apoio psicológico e discute qual o melhor acompanhamento multidisciplinar de cada família."

52 CUF ONCOLOGIA | Relatório 2020-2021

Powered by