Relatorio CUF Oncologia 2020-2021

Cuidamos em Todos os Momentos

Cancro Urológico

Técnica cirúrgica desenvolvida na CUF

João Lopes Dias Radiologista no Hospital CUF Tejo

Na vanguarda do desenvolvimento científico, em 2016, a CUF Oncologia começou a realizar cirurgias assistidas por robô, o Sistema Da Vinci XI, no tratamento cirúrgico do cancro da próstata, com bons resultados ao nível da menor morbilidade após a intervenção cirúrgica. Mas quando todos os especialistas efetuavam esta técnica via transperitoneal, os cirurgiões da CUF desenvolveram, entretanto, uma nova abordagem a que chamaram CUF Technique. “Fazemos uma abordagem extra-peritoneal, ou seja, antes de começar a cirurgia criamos um espaço artificial abaixo do umbigo, entre a parede abdominal e a bexiga, e é nesse espaço que vamos introduzir os instrumentos cirúrgicos, permitindo realizar a cirurgia sem existir contacto com as ansas intestinais”, explica Estêvão Lima. Com a técnica desenvolvida pelo corpo clínico da CUF, “conseguimos que o pós-operatório fosse ainda mais curto” e tivesse ainda menos dor associada, o que leva a um internamento inferior a 24 horas. Com a experiência adquirida nesta abordagem, a equipa começou a ser requisitada para apresentar a técnica em encontros nacionais e internacionais da especialidade e foi recentemente convidada para escrever um capítulo de um livro internacional que aborda técnicas cirúrgicas robotizadas, com o título Robotic Radical Prostatectomy Techniques .

O método tradicional, a biópsia transretal, não é considerada “uma técnica limpa” e pode promover “complicações, como as infeções urinárias, por vezes graves, e outras”. Atendendo às possíveis complicações e ao crescente problema da resistência aos antibióticos, a introdução desta “técnica, que não acede à próstata através do reto, mas sim através do períneo” permite não só reduzir a taxa dessas complicações, mas também tornar o diagnóstico mais preciso, já que alcança “zonas da próstata que não eram biopsáveis” pela técnica anterior. Os bons resultados da biópsia da próstata por via transperineal trouxeram uma verdadeira “mudança de paradigma” no diagnóstico do cancro da próstata e nas guidelines internacionais, sendo já considerada o meio de diagnóstico de primeira linha.

Estêvão Lima Coordenador de Urologia CUF e da Unidade de Tumores Urológicos da CUF Oncologia

CUF TECHNIQUE A equipa da Unidade de Tumores Urológicos da CUF Oncologia desenvolveu uma nova técnica para tratamento cirúrgico do cancro da próstata que permite um pós-operatório mais curto e com menos dor associada.

48 CUF ONCOLOGIA | Relatório 2020-2021

Powered by