RECONHECIMENTO O Ministério da Saúde reconheceu a Unidade de Cancro Colorretal a Sul – Hospital CUF Descobertas e Hospital CUF Tejo – como Centro de Referência Nacional para o tratamento do cancro do reto.
Experiência e tecnologia melhoram resultados clínicos
O trabalho realizado na Unidade de Cancro Colorretal a Sul – hospitais CUF Descobertas e CUF Tejo – já lhe valeu o reconhecimento por parte do Ministério da Saúde como Centro de Referência Nacional para o tratamento do cancro do reto. Para António Quintela, a distinção, que teve a especialização dos profissionais como um dos parâmetros reconhecidos, “surge de forma natural, fruto do trabalho que desenvolvemos”. Na opinião do oncologista, “somos particularmente competentes e este é o reconhecimento de que dispomos de todas as características necessárias para tratar de forma adequada este tipo de cancro”.
Carlos Vaz assinala a casuística que permite manter esta experiência dos profissionais: "Nos últimos dois anos, a CUF Oncologia tratou cerca de 500 pessoas com cancro colorretal, entre as quais, cerca de 100 com cancro do reto." Para o cirurgião, ter uma equipa multidisciplinar especializada em cancro colorretal “é o mais importante de tudo”, pois só assim se pode tirar o total partido das tecnologias mais avançadas que a CUF Oncologia possui, entre as quais os equipamentos de cirurgia robótica, considerada hoje o gold standard do tratamento do cancro do cólon, mas sobretudo do cancro do reto. Este tipo de cirurgia
33 CUF ONCOLOGIA | Relatório 2020-2021
Powered by FlippingBook